13/03/2010

Carta de New York

Shot007

A vista da minha janela do Riverside Tower

 

Oi Amor,

Como diria o Joaquim para a Maria, cá estou eu na Big Aplle, no West End de Manhattam.

Por aqui foi ambientada a mais famosa ópera pop americana e que depois foi um grande filme do mesmo nome, West Side Story: um casal de jovens pobres do West End, que sonhava ser famoso e conhecido no East Side, a parte chic de Manhattam, o uppertown.

Como em todos os “american tales”, que só têm além das novelas mexicanas, o savoir faire, após os dois sofrerem muito com a injustiça e a indiferença da sociedade “casual cruel”, conseguem se fazer notar no East Side e passear na sidewalk da Park Avenue com ares de Misses Robinson e David Rockefeller.

Será que depois disso eles foram dar uma voltinha, com ar de déjà vu, pelo West End?

Mas daquela época para agora até que o West Side melhorou.

Como fica “by the river”, tem aquele ar bucólico do interior: é uma New York de 1930, quarenta e oito blocos away do burburinho modernoso da Times Square.

Até parece que não é aqui a meca do capitalismo globalizado: o pessoal não está com pressa! Até o elevador do hotel é mais lento que o do Ana Laura.

Ah! O hotel! Pois é... É o Riverside Tower, que fica no 80, da Riverside Drive, no West End.

Quando eu procurava, na internet, onde ficar, fugindo dos preços de Manhattam, pois que até agora não consegui achar o nosso “apê” de dois milhões de dólares por aqui, eis que me apareceu na tela, a módicos U$65,00 por dia, o que para NY é uma pechincha, a pousada que agora me encontro.

Dizia o release que era um hotel de 1928, reformado totalmente em 1995, mantendo o ar original da construção que, adicionado à localização do West End, hoje um pacato e seguro bairro residencial de classe média, acrescido ainda ao fato de ser o único hotel em NY à beira do Hudson River, tornava uma experiência magnífica hospedar-se nesta dádiva da economia.

Era isto ou o Queen Victoria, de mesmo preço, no coração do Harlem.

Fiquei até tentado a arriscar o Victoria. Afinal, foi lá que o Comandante Fidel se hospedou, de pirraça, quando veio a New York, após colocar o Tio Sam para correr, ou melhor, nadar, de Cuba.

Concluí que longe se vão os meus tempos de luta armada: entre os perigos do Harlem e a pacatez conformada dos medium class do West End eu ficaria com este.

É lógico que a minha opção favorita seria mesmo o The Plaza ou o Waldorf Astoria, todavia, como a nossa conta bancária não é tão generosa assim, eles ficarão sem a minha honrosa presença no concierge: pior para eles.

Mas bem, o Riverside Tower de fato custa o que foi anunciado. É verdade também que foi feito em 1928.

Mas não é verdade que foi reformado. Só o pintaram. E o pintor não efetuou lá um bom serviço, principalmente no meu apartamento, o 87.

Aliás, é muita audácia chamar isto de apartamento: na verdade é uma cela.

Juro pela hóstia santa! Tem no máximo um metro e meio de largura por dois de comprimento.

Estou aqui digitando sem poder abrir os braços. O banheiro tem que entrar de frente e sair de ré: não dá para virar lá dentro.

O carpete ainda é o de 1928. Carpetes bons os de antigamente.

Well, mas a vista aqui do oitavo é de fato bonita. Inquestionavelmente é o único hotel na Big Aplle que dá vista ao Hudson.

Deve ser a vista que custa U$65,00 ao dia. A hospedagem é grátis. Nada mais justo!

Ai querida, o mundo visto sem você ao lado não tem a mesma graça. New York fica algo assim como São Paulo. Mas o Hudson não será jamais como o Tocantins...

Beijo.

Nas meninas também.

See you,

Parsifal

9 comentários:

  1. Dr. parsifal :
    Veja se consegue,antes do fim do ano, um tempo em sua agenda e escreva mais umas de suas memorias abordando nossa velha de Tucurui dos anos 60, suas figuras e fatos pitorescos. Seria um presente de natal para velhos Tucuruienses como eu. Seu talento para lidar com as palavras, formatando textos de qualidade excepcional, é uma das muitas virtudes que Deus lhe deu. Sugiro escrever sobre as professoras daquela época : ONEIDE, ROSA , OSCARINA, CLEIDE,DULCE, LICOR, MARIANA, SOCORRO, BELINHA, JOMARINA, RAIMUNDA TAVARES etc...

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Obrigado. Vou tentar.
    As memórias é que se escrevem através de nós. As pessoas que você menciona, estão guardadas no mais fundo apreço da minha lembrança, presas em um tempo que nos foi maravilhoso e que cada vez mais são saudades no coração.

    Um abraço,

    Parsifal

    ResponderExcluir
  3. DR. PARSIFAL,

    NOS ULTIMOS DIAS, TRES PESSOAS DA TUCURUI DE ANTIGAMENTE NOS DEIXARAM : FELIPE TAVARES, EX-FUNC DA E.F. TOCANTINS E FILHO DO FINADO TAVARES. O SEU TAVARES, ANTIGAMENTE, TINHA UM COMÉRCIO NA ESQUINA DA PRAÇA DE SÃO JOSÉ. OUTRA PERDA FOI SEU GREGÓRIO. ELE FOI AÇOUGUEIRO POR MUITOS ANOS, DESDE O ANTIGO MERCADO QUE FICAVA NA BEIRA DO RIO. POR ULTIMO, AIDA GUEDES, VIUVA DO SR, GUEDES,OUTRO EX-FUNCIONÁRIO DA E.F.T, LOTADO NA SERRARIA. DONA AIDA ATUALMENTE MORAVA NO SITIO DEUS É GRANDE, AS MARGENS DA RODOVIA TUCURUI-VILA PERMANENTE.
    ESTAS PESSOAS, SÃO DA EPOCA EM QUE, EM TUCURUI, TODO MUNDO SE CONHECIA, DESDE A MATINHA ATÉ O MANGAL, E DERAM A SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROGRESSO DE NOSSA CIDADE. PAZ A SUAS ALMAS.

    ResponderExcluir
  4. Eu soube do Gregório e da D. Aida. Não soube do Felipe.
    O finado Tavares era quase vizinho nosso. A mãe dele, a Dona Ana, era nossa vizinha na Praça. No quintal dela tinha um pé de fruta pão, uma fruta que, depois de cozida a castanha, tinha o mesmo gosto da castanha portuguesa.

    Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  5. DR. PARSIFAL,
    ONDE SE CONSEGUE COMPRAR DVD.S DE:
    - THE MAMAS AND THE PAPAS -
    - ROY ORBINSON
    - THE VENTURES
    JÁ PESQUISEI NOS SITES DE COMPRA MAS SEMPRE APARECEM OS PRODUTOS COMO FORA DE ESTOQUE.

    CONSEGUI, RECENTEMENTE, DVS DE JOHN FOGERTY, CARP PERKINS, THE SHADOWS,CHUCK BERRY E CARLOS SANTANA, MAS OS TRES CITADOS ACIMA PARECEM SER RAROS.
    AGRADEÇO SE PUDER AJUDAR ESTE SEU CONTERRANEO TUCURUINSE.

    ResponderExcluir
  6. Realmente DVDs desta turma são raros hoje em dia e só se encontram em sebos musicais. Mas, é possível encontrar alguma coisa no Mercado Livre. Clique aqui e quando abrir digite o nome na procura que vai aparecer.

    ResponderExcluir
  7. DR. PARSIFAL, OBRIGADO PELO LINK. CONSEGUI COMPRAR DVD DO GRUPO INSTRUMENTAL AMERICANO THE SHADOWS, C/ OS HITS APACHE, WONDERFUL LAND E RIDERS IN THE SKY.CONSEGUI TAMBÉM DVD DO REI DAS BALADAS, ROY ORBINSON COM OS HITS BLUE ANGEL, PRETTY WOMAN E LANA(VERSÃO GRAVADA POR SÉRGIO REIS EM 1968). SOMENTE ESTA FALTANDO O GRUPO AMERICANO THE VENTURES, DA DECADA DE 1960. PARECE QUE SO SE CONSEGUE IMPORTADO. SE PUDER, CONFIRA NO YOU TUBE "THE VENTURES" TOCANDO A MUSICA INSTRUMENTAL "SLEEP WALK", EXECUTADA EM STEEL GUITAR. UM VERDADEIRO CLASSICO DA GUITARRA, ESTILO HAVAIANO.ESTA MUSICA FOI GRAVADA PELA 1ª VEZ EM 1959 POR "SANTO AND JOHNY".UM ABRAÇO DE SEU ELEITOR, AQUI DE TUCURUI.EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS COM VOCE NO ANO ELEITORAL DE 2012.

    ResponderExcluir
  8. Eu já postei, há uns tres anos, o "Sleep Walk" com o Santo & Johnny, original de 1959. O com o "The Ventures" está mais elaborado, mas, o original tem aquele sabor especial.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. DR, PARSIFAL,

    ALÉM DE RENOMADO HOMEM PUBLICO E ADVOGADO, FICA EVIDENCIADO TAMBÉM O SEU BOM GOSTO MUSICAL.

    SOMENTE PARA ENCERRAR :
    O ATUAL PREFEITO ESTEVE SABADO NO PROGRAMA TUCURUI AGORA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS. NO ENTANTO ESTA PRESTAÇÃO NÃO EXISTIU, POIS O MESMO A MAIOR PARTE DO PROGRAMA SE POS EM LAMURIAS, SE MOSTRANDO RESSENTIDO POR SER ALVO DE PERSEGUIÇÃO POLITICA, POIS, NO SEU ENTENDIMENTO,NUNCA NENHUM MANDATÁRIO MUNICIPAL SOFREU TANTA PRESSÃO NO QUE CONCERNE A DIVULGAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS NUMEROS DA PMT.SE POS A ENUMERAR OBRAS DE ASFALTAMENTOS E REFORMAS DE ESCOLAS, MAS DIVULGAÇÃO DAS CONTAS NADA. ENCERROU DIZENDO QUE, DAQUI POR DIANTE, QUANDO O BALANCETE FICAR PRONTO, VAI DIVULGA-LO EM NUMEROS GARRAFAIS EM OUT-DOORS ESPALHADOS PELA CIDADE E ENTREGAR UMA CÓPIA EM CADA RESIDENCIA. ACHO QUE ELE PENSA QUE O POVO AINDA ACREDITA EM CONVERSA FIADA.AGORA ELE ESTÁ COM MANIA DE PERSEGUIÇÃO.TUDO QUE LHE É COBRADO ELE CREDITA A UMA CRUEL E CONTINUA PERSEGUIÇÃO DE SEUS OPOSITORES.

    ResponderExcluir